quinta-feira, 29 de março de 2012

Saúde mental na escola: um estudo sobre a percepção de estudantes e educadores acerca do crack, álcool e outras drogas

Um dos objetivos específicos do PET SM/Crack, é a educação permanente em escolas, nossa intenção foi de informar aos jovens sobre drogas, mas de uma maneira que não fosse repetitiva e mecânica, foi desenvolvido então um sub-projeto que visou à investigação da percepção dos alunos e professores do ensino médio, de uma escola no município de Garanhuns/PE, a respeito do uso/abuso de crack, álcool e outras drogas. E a partir do ambiente escolar apreender a maneira pela qual as informações sobre crack, álcool e outras drogas estão circulando e buscando compreender quais são as percepções dos alunos em relação ao uso/abuso de drogas; conhecer também a percepção dos professores sobre as drogas e como eles transmitem as informações a respeito do tema.
Foram realizados questionários e entrevistas com professores e alunos para obtermos essas informações e a partir da análise desses dados, desenvolvemos duas oficinas que foram aplicadas na escola. A primeira teve como foco drogas, seus efeitos no organismo, conseqüências de seu uso e  um destrinchamento sobre os diferentes tipos de uso e usuários. A segunda oficina realizada foi sobre redução de danos e estigma.  A partir dos dados coletados e as oficinas feitas, pretendemos ampliar o projeto para outras escolas do município.
Abaixo, algumas fotos da oficina. Em respeito as identidades dos participantes e garantindo o sigilo destes, as fotos foram modificadas, evidenciando apenas os rostos das integrantes da equipe PET.











Nenhum comentário:

Postar um comentário